segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O papel da fisioterapia na educação


A Fisioterapia vem ajudando a fazer a diferença na área educacional. Sabemos que uma criança com o desenvolvimento neuropsicomotor normal (DNPM) atinge com muito mais tranquilidade os objetivos das atividades escolares tanto na primeira fase como na segunda.
A Fisioterapia avalia o DNPM em crianças identificando dificuldades, atrasos ou alterações em seu desenvolvimento neuropsicomotor e trabalha estas habilidades comprometidas por meio da intervenção fisioterápica específica e na elaboração de programas de estimulação, visando à efetiva integração e desenvolvimento destas crianças. Isso tem como objetivo promover o desempenho das crianças e contribuir em trabalhos integrados com outros profissionais, especialmente os professores e pedagogos.Isto é uma experiência inovadoranas escolas de Educação Infantil, pois até então a fisioterapia só era vista como meio de auxiliar os professores e pedagogos na inclusão social na sala de aula.
Essa intervenção fisioterapêutica tem como objetivo a estimulaçãodo desenvolvimento neuropsicomotor integral das crianças permitindo trabalhar as habilidades com atividades que busquem também a interação social e a troca de experiências.
As crianças que necessitam beneficiam-se muito dos resultados da fisioterapia aplicada à educação, poisnecessitam estar aptas a manter uma boa interação social para se inserir na turma, o que pode ser prejudicado por timidez, hiperativadade ou ou presença de outros transtornos como o transtorno de déficits de atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário