segunda-feira, 25 de julho de 2016

Dor no calcanhar em crianças


osteocondrose do calcâneo é a causa mais frequente de dor no calcanhar em crianças e adolescentes é uma queixa frequente. Trata-se de uma patologia inflamatória na extremidade do osso calcâneo, região conhecida como apófise, onde ficam inseridos o tendão de Aquiles e a fascia plantar.

A queixa típica é a dor na região do calcanhar, sobretudo durante a prática de esportes. O exame do físico do paciente demonstra dor localizada, puntiforme e profunda, sem hematoma. O exame radiográfico pode revelar a fragmentação e esclerose (opacificação, quando o osso fica oco). A inflamação ocorre devido a excessiva tração realizada por esses tecidos presos ao osso, provocando o quadro doloroso.

Nas crianças e adolescentes há uma região do osso do calcâneo aonde o osso cresce, chamada placa de crescimento ou apófise.

A apofisite do calcâneo, também é conhecida como doença de Sever ou osteocondrite de Sever e trata-se de uma inflamação na placa de crescimento, causando dor no calcanhar de crianças e adolescentes

 A doença de Sever é uma ocorrência muito comum em crianças, muitas vezes, quando as crianças estão começando 8 a 10 anos de idade. Este artigo dá uma visão geral da Doença de Sever e oferece dicas e tratamentos que funcionam.

Em algumas crianças, a um pico de crescimento faz com que o osso do calcanhar a crescer a um ritmo mais rápido do que os músculos da perna e tendões, levando a overstretching e aperto. Quando isto acontece, o calcanhar torna-se menosflexível e a pressão é colocada sobre a placa de crescimento. Porque o tendão de Aquiles é o mais forte tendão ligado ao calcanhar de estresse placa de crescimento, nesta tendão de Aquiles pode levar a dor no calcanhar. O estresse de horas extras para os resultados pé em danos placa de crescimento -. Inflamação, sensibilidade e dor

A doença de Sever não é a única causa de dor no calcanhar em crianças , mas é muito comum, especialmente em crianças em crescimento que participam de atividades físicas, como esportes que envolvem corrida e salto. Esportes que lugar estresse no pé que resulta em Sever's dor relacionada calcanhar de Aquiles incluem basquete, futebol, música, ginástica e dança . Note que estes são os esportes que normalmente ocorrem em superfícies duras, e são os esportes que em alguns casos exigem pouco ou nenhum calçado (ginástica e dança).

Uma medida muito importante é a redução do impacto na área do calcanhar. Para tanto, podem ser utilizadas palmilhas ou próteses de silicone na área do calcanhar, além de calçados com boa capacidade de amortecimento no solado. A criança deve diminuir ou se afastar da atividade física quando persiste com dor.

Aplicação de gelo na região do calcanhar por 20 minutos várias vezes por dia pode ajudar a aliviar a dor.

Fonte: Faça Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário