segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Terapia do Espelho ajuda na recuperação de pacientes com AVC


Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil são mais de 100 mil mortes por ano em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral – AVC. Quando a doença não leva a óbito, as sequelas são inevitáveis, como braços e mãos enfraquecidos. Com o objetivo de recuperar os movimentos comprometidos, a Clínica-escola de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra deu início a um projeto que pratica a chamada Terapia do Espelho na reabilitação de pacientes com AVC.
A técnica consiste na utilização de uma caixa com espelhos posicionada no centro de uma mesa, na frente do paciente. Ele coloca o braço comprometido atrás do espelho e o membro não comprometido em frente ao espelho. O terapeuta solicita ao paciente que realize alguns movimentos nos dois braços ao mesmo tempo; em seguida, que empilhe algumas peças plásticas de encaixe e faça movimentos de segurar o copo como se fosse beber água. E assim, sucessivamente.
De acordo com a supervisora do projeto, a professora Luciana Protásio, a técnica se destaca pelos vários benefícios identificados, como aplicação rápida e simples, baixo custo e pelas grandes chances de ativar vias neurais que foram danificadas com o AVC. No momento, a Clínica Escola está com as inscrições abertas para o tratamento. Os atendimentos voltam a ser oferecidos à população após o dia 20 de fevereiro.
Para participar, o portador precisa estar dentro do critério de avaliação, como ser um paciente crônico há pelo menos seis meses, ter entre 40 e 65 anos de idade, não apresentar déficit cognitivo, nem problemas de fala. O processo de inscrição para o tratamento pode ser feito pelo telefone 3642.7500 ou na própria clínica, localizada na Rua Professora Dirce Coutinho, 1713, Capim Macio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário