segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares


As articulações temporomandibulares (ATMs) estão entre as mais usadas no corpo humano, pois elas são formadas por tecidos ósseos, músculos, ligamentos, disco articular e cápsula articular, que proporciona os movimentos de abrir e fechar a boca. Qualquer alteração nessa região pode ser diagnostico de disfunções das ATMs, que pode ser conhecida como Disfunções Temporomandibulares (DM).

A causa dessa patologia é variada, podendo ser tensão ou estresse, traumatismos na mandíbula, bruxismo (ranger os dentes ao dormir), má oclusão dentária (mordida com defeitos), doenças reumáticas e até doenças mais graves, como tumores e problemas de crescimento na mandíbula.

Sendo uma região muito complexa, ela envolve as estruturas da cabeça, pescoço e ouvido. Os sintomas de quem estão com algumas disfunções nessa região são travamentos de boca aberta ou fechada, dores ao bocejar, dificuldade de abrir totalmente a boca, sensação de mordida desalinhada, dor na face, ouvido, pescoço ou nuca, dores de cabeça frequentes, dores ao morder ou abrir a boca, zumbidos, dificuldades para ingerir alimentos, mastigar e falar.


O tratamento depende de cada pessoa e diagnóstico. Além do paciente ter que ingerir analgésicos e usar bolsas de água quente na região, a fisioterapia consegue tratar toda tensão muscular na área da face e na atuação da mastigação, que proporciona exercícios de RPG para efetuar manobras de relaxamento na musculatura da face, buscando restabelecer a função normal do aparelho mastigatório e devolvendo a qualidade de vida para o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário