quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bursite: Tratamento com Fisioterapia



Quando ocorre uma inflamação da bolsa que protege a articulação e o osso (bursa) e cujas funções envolvem ainda o fortalecimento e o auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição, caracteriza-se a Bursite.

A bursa – ou bolsa sinovial – é uma estrutura cheia de líquido localizada entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso. A ocorrência da patologia é mais comum nos ombros, cotovelos e no quadril. Mas outras regiões também podem ser acometidas pela Bursite, como joelhos e calcanhares.
Causas da Bursite

Normalmente, a Bursite ocorre próximo às articulações que realizam movimentos repetitivos. Logo, uma das principais causas para o surgimento da patologia consiste nesse movimento de repetição. Além do uso excessivo das articulações, outros fatores também podem contribuir para o surgimento da Bursite: traumas ortopédicos, infecções, lesões por esforço, artrite e gota. Lembrando ainda que qualquer pessoa pode desenvolver a doença, mas a ocorrência de Bursite se torna mais comum com o envelhecimento.
Sintomas da Bursite

Os principais sintomas incluem:

- Dores nas articulações;

- Sensibilidade na região ao redor da articulação afetada;

- Rigidez;

- Inchaços ou vermelhidão na articulação;

- Pode causar restrição de movimentos.
Tratamento para a Bursite

A Fisioterapia auxilia no tratamento ao oferecer exercícios de fortalecimento dos músculos da área afetada, com o objetivo de aliviar a dor e atuar na prevenção da reincidência da patologia. As técnicas utilizadas são responsáveis por aumentar a mobilidade da articulação afetada e alongar músculos para melhorar sua função.

Após o tratamento fisioterapêutico – realizado sob a supervisão de um profissional da área – é fundamental que o paciente continue algum tipo de atividade física com o objetivo de manter a articulação hidratada e a musculatura fortalecida, evitando novos quadros de Bursite.
Prevenindo a Bursite:

- Evite movimentos repetitivos ou faça pausas regulares durante a realização;

- Sempre mantenha uma boa postura corporal ao exercer atividades do dia-a-dia;


- Pratique exercícios físicos e alongamentos antes de iniciá-los (vale ressaltar: qualquer exercício novo deve ser começado lentamente e, aos poucos, iniciar a intensificação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário