segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Síndrome do desfiladeiro torácico neurogênica ou vascular


por Willem-Paul Wiertz

Dentre as possíveis causas da síndrome do desfiladeiro torácico neurogênica ou vascular pode ser a ocorrência de uma costela cervical. Costelas cervicais estão localizadas entre a vértebra C7 e a primeira costela e podem variar em comprimento. A incidência na população geral varia entre 0,2 e 1,0%.

Geralmente distinguimos entre quatro diferentes tipos: (1) que são ligeiramente mais longas do que o processo transverso; (2) anexas as costelas que se estendem sobre o processo transverso e quase chegam a primeira costela; (3) costela cervical proeminente a primeira costela através de um tecido fibroso; e 4) costelas cervicais que se fundem com a primeira costela.

Sintomas tais como parestesia, dor e fraqueza no braço são causas comumente relacionadas com os tipos 3 e 4.

De acordo com os autores, o procedimento cirúrgico preferencial para esta condição é uma resseção da primeira costela e uma "escalenotomia". Essa cirurgia é realizada com um acesso transaxilar ou supraclavicular, dependendo da necessidade de intervenção vascular adicional.

Com uma ressecção de costela cervical deve-se aliviar a artéria subclávia, veia subclávia e o plexo braquial e, assim, eliminar os sintomas de dor.

Chang et al., J Vasc Surg 57 (2013) 771-775. Alle Rechte vorbehalten an die Society for Vascular Surgery. Bild von: radiologypics.com.

Além do resumo do artigo, você encontrará um sumário de outros artigos relevantes e o link para a PubMed na http://www.anatomy-physiotherapy.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário