quarta-feira, 30 de julho de 2014

Os danos desencadeados por uma lesão na medula espinhal


Acidentes com veículos motores, lesões esportivas (principalmente mergulhos em águas rasas), acidentes industriais, ferimentos por bala, agressões físicas ou um tombo na escada podem resultar em uma lesão na medula espinhal. Dependendo da intensidade, ela pode causar a perda dos movimentos, principalmente se acometer a parte inferior das costas. 

Segundo o neurocirurgião formado pela USP Mauricio Mandel, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), essa queda pode resultar em uma lesão na medula espinhal, causando danos às células.

— Um ferimento grave na medula espinhal normalmente causa perda de sensibilidade, paralisia e perda do controle voluntário sobre os músculos do corpo — explica.

E os danos não param por aí. A lesão também pode desencadear uma perda da função de reflexo, ou comprometer outras funções corporais como respiração, controle intestinal e controle da bexiga.

A medula espinhal é composta de "axônios", que são os cabos que transportam mensagens entre seu cérebro e o corpo. Ela passa através do pescoço e pelas costas. Por esse motivo, uma lesão nessa área pode acarretar problemas graves ao paciente.

Cada lesão, um sintoma

Os sintomas variam conforme o trauma. Se a lesão for cervical, por exemplo, os sintomas podem atingir braços e pernas. As torácicas, por sua vez, podem provocam alterações somente nas pernas e, muitas vezes, esfincterianas (bexiga).

Além disso, independente da lesão, o paciente pode sentir dormência, fraqueza e paralisia, espasticidade (aumento do tônus muscular), alterações sensoriais e perda do controle normal do intestino e da bexiga.

Como é feito o tratamento

O tratamento pode ser por meio de cirurgias para remover fragmentos de ossos, líquidos ou tecidos que estão pressionando a medula espinhal, ou fundir os ossos fraturados. Também pode ser recomendado o uso de medicamentos como corticoides (dexametasona e metilprednisolona) para amenizar a inflamação.

— O nível da lesão tem uma participação significativa na recuperação do paciente. Quanto mais a alta, maiores são as chances de apresentar deficiências, inclusive respiratórias — ressalta Mandel.

Primeiros socorros

Quando alguém sofre uma lesão na coluna vertebral, qualquer movimento após a queda pode comprometer ainda mais o estado do paciente. Por isso, a vítima não deve se movimentar ou levantar, além de ser importante manter a cabeça e o pescoço na posição na qual foi encontrada. Segundo Mandel, essas medidas simples podem impedir que o quadro se agrave.

Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário