segunda-feira, 14 de julho de 2014

Geriatria e Fibrose Cística


por Liesbeth Raymakers
Traduzido por Raphael Vianna

O exercício físico de intensidade regular e duração moderada (tal como apresentado pelo American College of Sports Medicine) tem demonstrado exercer efeitos anti-inflamatórios. Vários caminhos que são ativados para controlar a demanda metabólica também tem funções de regulação do sistema imunológico.

Sempre que uma única sessão de exercício ou exercício vigoroso induz a ativação do sistema imunológico, exercícios moderados e regulares induzem um amortecimento imunológico. Isto está associado com uma incidência reduzida de doenças e susceptibilidade a infecção viral, infecção do tracto respiratório, especificamente. Por conseguinte, podem ser usadas para modificar o curso de doenças inflamatórias e infecciosas crónicas tais como a fibrose cística (FC).

Os pacientes com FC sofrem de infecções pulmonares graves e crônicas e de inflamação, levando à doença pulmonar obstrutiva e restritiva, intolerância ao exercício progressivo (-20 % aos 18 anos) e caquexia. Até o momento, nenhuma terapia curativa está disponível para a FC e as infecções e inflamações são controladas por antibióticos e medicamentos supressores do sistema imunológico. Nesta revisão interessante, são discutidas as implicações do exercício como um possível modulador imunológico.

Programas de exercícios individualizados e supervisionados podem ajudar a manter a forma física, qualidade de vida, a limpeza da secreção, função pulmonar e de saúde em pacientes com FC.


Você encontrará o resumo Pubmed e um link para a versão em texto completo gratuito em http://www.anatomy-physiotherapy.com/ 

Fonte: Facebook Anatomia&Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário