segunda-feira, 23 de junho de 2014

Lesões no menisco


O menisco é um tipo especial de cartilagem, em cada joelho existem dois deles. São estruturas muito importantes para a saúde da articulação, porque diminuem o impacto e melhoram o encaixe entre os ossos. Desta forma, funcionam como um potente amortecedor natural. Na sua falta, ocorre um desequilíbrio de pressões dentro do joelho, levando a uma doença chamada “Artrose”, uma das causas mais frequentes de dor crônica na atualidade.

As lesões do menisco ocorrem em duas situações: em pessoas jovens, após uma torção do joelho em atividades esportivas, ou em atividades profissionais, nas quais se trabalha agachado. Já em pessoas mais velhas, quando rompe por desgaste, sem um trauma evidente. Os sintomas são dor, que geralmente piora quando a pessoa agacha ou tenta dobrar o joelho, acompanhada por inchaço e dificuldade de movimento.

O diagnóstico é feito pela história e pelo exame clínico minucioso. Se houver dúvida, a ressonância magnética é o exame de escolha. Mas é preciso muito cuidado com este exame, porque, com frequência, aparecem alterações meniscais inespecíficas que nem sempre são a causa do problema, podendo até mesmo levar a cirurgias desnecessárias.

O tratamento depende do tipo da lesão. Nos casos da degenerativa, em pessoas mais velhas, pelo desgaste do menisco, a cirurgia raramente trás algum benefício, devendo ser evitada. Neste caso são indicados medicamentos e fisioterapia. Já na lesão traumática, que acomete mais os jovens, a indicação é cirúrgica. Nas últimas décadas houve uma importante evolução das técnicas cirúrgicas, baseadas no uso da artroscopia (técnica minimamente invasiva) e no conceito da preservação do menisco. Quando ele é totalmente retirado, estima-se que o impacto entre o fêmur e a tíbia aumente 200%. Por isso, não se indica mais sua retirada total. Procura-se sempre preservá-lo, através de ressecções parciais (da parte lesada), ou de suturas quando possível.

O transplante de menisco, obtido de doadores com morte cerebral, já começa a ser praticado em alguns países e deverá se tornar uma opção nos casos em que a sutura não é possível e a área lesada seja muito extensa. A fabricação de meniscos em laboratório, com técnicas de bioengenharia, também começa a ser descrita em caráter experimental, podendo se tornar um recurso para melhorar o tratamento.

Fonte: Blog Albert Einsten 

Nenhum comentário:

Postar um comentário