quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dores lombares e nos ombros são principais queixas no ambiente de trabalho


Muitas vezes, dependendo das atividades diárias, no trabalho ou em casa, acabamos adquirindo dores que passam a prejudicar o nosso bom desempenho e consequentemente a produtividade da empresa onde trabalhamos. No trabalho, as queixas aparecem, com mais frequência em pessoas que realizam tarefas que exigem movimentação manual de cargas, que trabalham em posturas inadequadas ou fazem movimentos que geram fadiga na musculatura.

Apesar da maior incidência ser de queixas lombares e nos ombros, salienta Leandro Sousa, fisioterapeuta osteopata da Laborall – empresa que presta assessoria em temas ligados à saúde ocupacional, isso não significa que sejam ligadas ao trabalho. “Geralmente, cerca de 25% destas queixas estão diretamente ligadas ao trabalho. As lombalgias mais frequentes são as lombalgias baixas (L4/L5) sem irradiação para os membros inferiores. As dores nos ombros, por outro lado, aparecem como tendinites e bursites”.

Dessa forma, Leandro conta como é feito o diagnóstico de causa e de que forma a osteopatia pode reverter este quadro de queixas dentro da empresa. “Sempre que a osteopatia detecta que há relação da queixa com o trabalho, é lançada mão de todo o ferramental corretivo para a tarefa em questão, como: o atendimento, a avaliação ergonômica do posto, a sugestão de melhorias a curto, médio e longo prazos, os treinamentos individuais para correção de fatores ligados ao homem e não à máquina, e cuidamos também do seguimento deste processo para que as correções sejam implementadas e que surtam o efeito esperado”.

Por outro lado, orienta o osteopata, é preciso sensibilidade da empresa para notar que há problemas com o funcionário e que eles estão afetando o seu bom desempenho dentro da corporação. “Deve haver observação constante por parte do departamento responsável. Os principais indícios são queda na produtividade, aumento dos afastamentos e aparecimento da sobrecarga em outros membros da equipe que começam a apresentar queixas semelhantes”.

Portanto, para que a saúde do colaborador seja preservada e a produtividade da empresa não seja afetada, o melhor mesmo é se prevenir contra as queixas. “Realizando avaliações preventivas do estado de saúde do sistema muscular/esquelético, avaliando o ambiente de trabalho e as relações interpessoais, avaliando os padrões de queixas para o mesmo setor, realizando treinamentos específicos de acordo com cada tarefa, avaliando a produtividade e o número de colaboradores, realizando avaliações ergonômicas, buscando novos padrões ou tarefas que não existiam e, por fim, convergindo o conhecimento da Osteopatia, Fisioterapia e Educação Física para entender como as pessoas (e seus corpos) reagem a diferentes estímulos durante o trabalho é possível evitar este tipo tão comum de queixa e proporcionar, dentro do âmbito corporativo, qualidade de vida aos funcionários”.

De qualquer modo, conclui Leandro, algumas dicas podem ser seguidas para minimizar o impacto das tarefas do trabalho sobre a coluna vertebral e os ombros.

- Realize ginástica laboral: ela alonga e prepara a musculatura para o trabalho;

- Faça rodízios de tarefas: sempre que a atividade de trabalho permitir, o revezamento pode motivar e aliviar tensões mentais e físicas;

- Faça pausas de recuperação: quando os rodízios não são permitidos, as pausas (mudar de postura durante a realização das tarefas) são bastante salutares.

Fonte: Labor All 

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