quinta-feira, 8 de maio de 2014

Conheça as causas e os sintomas da lombalgia



Surgiu depois de levantar um objeto pesado
É preciso treinamento específico para garantir estabilidade à coluna durante o esforço físico. Sobrecargas repentinas (principalmente com a coluna flexionada para frente e torta) são capazes de desencadear uma crise de dor aguda e incapacitante. Esse caso é emergencial e necessita de intervenção médica imediata.

Sinto dormência na perna
É possível que seja hérnia de disco. Isso acontece quando um dos discos intervertebrais (estruturas que servem para evitar o atrito entre as vértebras) se desloca por um trauma físico, predisposição genética ou sedentarismo, exercendo pressão nos nervos espinhais. Além da dor, o problema acarreta fraqueza na perna e dormência na planta do pé.

Pode ser um quadro de artrose
Conhecida pelos médicos como osteoartrite, a doença consiste em uma degeneração das cartilagens das articulações. Quando afeta os tecidos cartilaginosos da coluna, essa condição provoca a lombalgia, além de rigidez nas costas e diminuição da mobilidade. Crônica, a patologia é mais incidente nas pessoas com mais de 70 anos, mas também atinge os mais jovens.

Mudei a cadeira no trabalho
Evite assentos retos, pois eles não respeitam as curvas naturais da coluna. O uso prolongado faz que a pressão exercida contra os discos intervertebrais seja maior. Sentar-se sem apoio nos braços e pernas também facilita o surgimento do sintoma. Dê preferência para cadeiras vazadas.

Trabalho muito tempo sentado
Os discos intervertebrais são nutridos por glicose e oxigênio transportados pelo sangue. O ato de permanecer sentado dificulta esse processo. É daí que surge a recomendação médica de fazer alongamentos e ficar em pé por 10 minutos a cada hora. Tal medida ajuda a nutrir a região e a regenerar traumas localizados.

Pode ter causa emocional?
Ansiedade, depressão, estresse e fobias facilitam o aparecimento da dor e elevam o risco de cronicidade. Isso porque ela consiste em um estímulo elétrico, o qual sai de uma parte do corpo onde há inflamações ou lesões e percorre o cérebro. Se não for contornado, o órgão emite respostas que intensificam a dor. E elas são mais intensas para quem sofre com essas emoções.

Fonte: Revista Viva Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário