segunda-feira, 19 de maio de 2014

Andar descalço, pode?


Andar descalço é benéfico porque favorece a sensibilidade do pé e o controle neurológico dos movimentos articulares, que chamamos de propriocepção, porém, em termos médico-ortopédicos, não é aconselhável fazer longas caminhadas sem calçados, a menos que seja em solo regular, não abrasivo e macio como grama.

Para caminharmos descalços sem comprometer nossa saúde, devemos considerar a regularidade e a dureza do solo, ou seja, não se deve caminhar longas distâncias em terrenos com muitas irregularidades (buracos e desníveis) e muito duros, como o asfalto e pedras.

Atividades físicas

Para a prática esportiva, tudo depende de adaptação individual, mas, em termos gerais, é contraindicado fazer corridas que gerem muito impacto sem calçados adequados. As lesões são muito frequentes mesmo usando-os. Além dos pés, todas as estruturas dos membros inferiores suportam impactos enormes e, com os calçados, isto é minimizado.

Portanto, não se arrisque a fazer atividades físicas descalço sem antes consultar um profissional de sua confiança, que forneça todas as orientações adequadas e os possíveis riscos desta prática.

Fonte: Blog Albert Einsten 

Nenhum comentário:

Postar um comentário