segunda-feira, 14 de abril de 2014

O uso de smartphones, tablets e laptops todos os dias pode provocar dores no pescoço, cabeça e braços


Estudos mostram que o desconhecimento do uso correto de smartphones, tablets e laptops provocam dores no pescoço, cabeça, ombros, omoplatas e DTM (Disfunção temporomandibular). A hora-extra, a postura e o desconhecimento da ergonomia são os principais fatores de risco responsáveis por provocar as dores nos músculos e articulações do corpo.

Ainda é prematuro dizer se os smatphones e tablets provocam lesões importantes nos músculos ou articulações, mas sem dúvida nenhuma poderemos conferir isso em pouco tempo. Já o laptop é responsável por muitas lesões musculoesqueléticas sendo cada vez maiores as visitas aos consultórios de fisioterapia.

Existe no Brasil e no mundo uma tendência de aumento das dores musculares e articulares causadas pelo uso errado dos aparelhos eletrônicos. Em 2010, as vendas de notebooks no Brasil superaram pela primeira vez as de desktops, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, e os acessos a internet já ultrapassam 100 milhões de pessoas.

Quais as lesões mais comuns quando se usam de forma errada os aparelhos eletrônicos?

Além das tendinites nos braços, cotovelos e mãos, o uso excessivo de determinados aparelhos pode provocar sintomas nos pescoço e na coluna lombar.

As crianças sofrem muito de tendinites e dores nas costas, já que elas ficam horas em computadores e videogames e os pais não sabem como lidar com isso muitas vezes. As crianças hoje ficam muito paradas, dentro do quarto, o que atrapalha o desempenho escolar bem como provoca o excesso de peso infantil.

Posição da cabeça e ausência de pausa no dia a dia provoca desconforto e dores nos músculos e articulações quando se usa os laptops, tablets e smatphones.

Cabeça projetada para frente por muito tempo, de forma repetitiva e todos os dias pode provocar um estresse contínuo nas estruturas do pescoço como discos, ligamentos e tendões. Se a pessoa não for bem orientada quanto a essa prática passa a ser comum no seu dia a dia, estimulando o aparecimento dos sintomas de dor e desconforto no pescoço.

A beleza do desenho corporal fica comprometida quando a mudança da curvatura da coluna compromete a sua função de movimentar e se adaptar, tendo como conseqüência os sintomas nos músculos e articulações. A piora da postura interfere diretamente no alinhamento natural e normal da coluna vertebral, fazendo com que o corpo na tentativa de fugir da posição que provoca dor para aliviar, piore ainda mais a postura.

A postura é a forma que o corpo encontrou para manter os músculos e articulações equilibrados, para contrapor a gravidade e as forças externas existentes.

Muitas das manifestações degenerativas na coluna cervical (pescoço) como hérnia de disco são provocadas pela má postura e pelo desconhecimento da ergonomia, situação que pode ser revertida com uma orientação competente e um tratamento eficaz e rápido.

No início o desconforto aparece como uma tensão e por não ser importante ignoramos. Mas a frente vem às dores leves que também ignoramos, pois um alongamento nos deixa com a sensação de alívio. Mais a frente começa as dores persistentes e é nesta fase que iniciamos com os medicamentos.

A demora em procurar ajuda especializada associada a diagnósticos errados pode levar a pessoa que sofre com as dores no pescoço a utilização de anti-inflamatórios indiscriminadamente. As dores que antes eram pequenas e leves se transformam em dor persistente e incapacitante.

Muitas vezes o corre-corre do dia a dia disfarça a percepção dos sintomas de desconforto e dor, e é nesta fase que o problema começa a se prolongar.

Cabeça projetada para frente pode acelerar o desgastes nos ligamentos e discos do pescoço. O que dizem os estudos.

A projeção anterior da cabeça é um dos principais indicadores de disfunção no pescoço, crânio e mandíbula. O alinhamento do pescoço e cabeça é mantido por um equilíbrio do sistema neuromuscular que contrapõem a todo o momento a força da gravidade, ao peso da cabeça e a má postura, que tendem a desequilibrar a cabeça anteriormente.

A cabeça de um adulto pesa geralmente entre 4 a 5 Kg. e o alinhamento correto da postura na posição sentada e em pé provoca um equilíbrio necessário para não tensionare estresar os músculos, ligamentos, discos e nervos do pescoço.

A anteriorização da cabeça leva a compensações na cintura escapular, cintura pélvica e membros, ou por outro lado, alterações iniciadas em qualquer outro segmento corporal provocam reação secundária na postura da cabeça. KRARAUER,L.R.H. - Relação entre Respiração Bucal e Alterações Posturais em Crianças: uma análise descritiva. São Paulo, 1997. [Tese-Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

A anteriorização da cabeça pode, por sua vez, causar compressão mecânica na coluna cervical superior, produzindo diminuição da mobilidade dos tecidos moles e das articulações nesse segmento, aumentado a percepção de tontura. Vidal P, Huijbregts P. Dizziness in orthopedic Physical Therapy Practice: history and physical examinantion. J Man Manip Ther. 2005;3(4):222-51.

Pacientes com disfunção vestibular periférica apresentam em geral uma diminuição na flexibilidade e na capacidade de relaxar. Um estudo apontou que cerca de metade dos pacientes apresenta amplitude de movimento diminuída no pescoço, na articulação têmporo-mandibular, nos ombros e na coluna dorsal. Kvàle A, Wilhelmsen K, Fiske HA. Physical findings in patients with dizziness undergoing a group exercise programme. Physiother Res Int. 2008;13(3):162-75.

Estudo mostra que quando a cabeça é inclinada mais de 30° para frente, os músculos do pescoço são tencionados para manter essa postura, gerando sobrecarga na nuca, face, ombros e omoplatas. Armijo Olivo S, Magee DJ, Parfitt M, Major P, Norman MR. The association between the cervical spine, the stomatognathic system, and craniofacial pain: a critical review. J Orofac Pain. 2006;20(4):271-87. 

Quando procurar ajuda?

A cada dia aumenta a procura de tratamento para dores de cabeça, pescoço e braços pela utilização principalmente dos laptops. Como ainda é recente a chegada dos tablets e smatphones não é verificada uma grande procura aos consultórios, e para frear o aparecimento dessas lesões a prevenção é o melhor remédio.

Dor, queimação ou formigamento persistente no pescoço, cabeça, face e braços são sinais que mostram que algo não está correto e que pode comprometer a postura se mantido sem solução.

Existem sintomas de dor, pontadas e fisgadas que irradiam da coluna torácica para o peito, seios, tórax e abdome, e quando o diagnóstico não é correto o tratamento não tem um resultado satisfatório. É por isso que existem muitos casos de dor crônica sem solução, pois a causa não é identificada muito menos os fatores de riscos como o desconhecimento da ergonomia dos aparelhos eletrônicos.

Quais os principais sintomas encontrados nas pessoas que usam diariamente os laptops, tablets e smartphones?

Os principais sintomas são desconforto na região do pescoço e braços, dor no pescoço, dor de cabeça, face e fundo dos olhos. Uma lesão causada no pescoço, por exemplo, pode provocar dor no próprio pescoço e na cabeça, como irradiar para os braços e mãos causando também formigamento, dormência e queimação.

Quais as lesões mais comuns causadas pelo uso errado dos aparelhos eletrônicos?

As tendinites nos punhos e ombros são muito freqüentes, mas, sem dúvida alguma as dores irradiadas para a cabeça, face, ombros, braços e mãos com comprometimento na coluna cervical (Pescoço) são as mais comuns. Os sintomas iniciam com tensão, desconforto e dor no pescoço, depois evoluem para formigamento, dormência e queimação nos braços e mãos podendo chegar a dores persistentes e fortes com o decorrer do tempo.

Quais os cuidados necessários para não correr risco de uma lesão quando usar continuamente os parelhos eletrônicos como laptop, tablet e smartphones?

A postura correta de sentar, o conhecimento sobre a ergonomia e as pausas de uma e uma hora são atitudes que ajudam a manter o autocuidado sempre que utilizamos os aparelhos eletrônicos.

Laptop

O ideal é que o notebook seja utilizado sobre a mesa; evite sobre a cama e sobre o colo. Caso o notebook seja usado por muitas horas durante o dia, utilize o suporte do aparelho bem como o teclado auxiliar. Evite que a cabeça fique projetada para frente e que você fique com o olhar para baixo.

Sentado na cadeira utilizar sempre o apoio das costas. Aproxime a cadeira da mesa colocando ao alcance das mãos os objetos que serão mais utilizados, de tal maneira que não seja preciso esticar o braço para alcançá-los. Os braços (ombro – cotovelo) devem ficar ao longo do corpo e o cotovelo a 90º, evitando assim que o tronco e a cabeça sejam projetados para frente. Seguindo essas orientações associado a pausa de uma e uma hora para dar uma esticada, as articulações e os músculos do pescoço, costas, cabeça e braços ficarão menos estressados e dolorosos.

Smatphone

Quando utilizar o smartphone apóie com uma mão e mexa com a outra as funções do aparelho. Mexa no aparelho hora com uma mão hora com a outra.

Evite utilizar o aparelho quando estiver andando a pé na rua. Dentro do carro somente utilizar o aparelho quando não estiver dirigindo e se precisar utilizar o aparelho dirigindo, pare e estacione o carro, é mais seguro.

O motorista reage de forma mais lenta quando utiliza o celular, perde o reflexo ao olhar para o retrovisor. Quando a atenção é prejudicada no trânsito é comum avançar o sinal como não visualiza direito as placas de sinalização de trânsito.

Tablet

O ideal é que o tablet seja utilizado sobre a mesa e evite sobre o colo. Utilizar o tablet sobre a mesa e com um suporte para não manter a cabeça e pescoço anteriorizados. No sofá arrume a postura de sentar e não permaneça por mais de uma hora. Utilize o tablet para a leitura desde que bem posicionado a coluna na cama ou na cadeira. Ao utilizar o tablet para a leitura sobre a mesa adquirir o suporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário