quinta-feira, 3 de abril de 2014

Estudo mostra que tênis especiais para corrida não previnem lesões


Aquele tênis de corrida caro, que promete a redução dos riscos de lesões nos atletas, pode não estar cumprindo essa promessa. Pelo menos é o que indica um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Saúde Pública de la Santé, em Luxemburgo.

"A lógica atual é que se você não usa estes equipamentos terá lesão. O que nós encontramos é que não há influência", afirmou o chefe do Laboratório de Pesquisa de Medicina Esportiva do centro europeu, Daniel Theisen.

A pesquisa foi realizada com 247 corredores divididos em dois grupos. Uma parte ganhou um tênis de corrida moderno e outra utilizou solados comuns. Uma plataforma foi criada para que os participantes alimentassem um banco de dados com a ocorrência de lesões. Depois de cinco meses os resultados foram comparados. "Não apareceram diferenças", conta o pesquisador.

O chefe do laboratório ressaltou que, com a exceção da entressola, os tênis eram iguais e os envolvidos não sabiam com qual tipo de calçados estavam correndo. O banco de dados também comparava os quilômetros percorridos e a intensidade dos treinamentos para não haver distorções.

A definição de lesão durante o estudo foi qualquer problema físico que interrompeu a prática de corrida por pelo menos um dia ou obrigou a pessoa a diminuir a intensidade. Terminados os cinco meses, houve uma avaliação das informações contidas na plataforma e percebeu-se que não havia diferenças.

A pesquisa foi publicada em setembro do ano passado e a repercussão entre fabricantes e corredores não foi a esperada pelo chefe do laboratório. "Não reagiram" resumiu.

A conclusão que os pesquisadores chegaram é que os problemas físicos enfrentados pelos praticantes de corrida são consequência do uso excessivo do corpo. Theisen afirmou que a causa é se exercitar além da capacidade ou elevar o tempo de treinamento de maneira muito rápida. A avaliação não relaciona o tipo de entressola. De acordo com ele, o erro bem conhecido leva ao surgimento de inúmeros microtraumas.

O UOL Esporte entrou em contato com as principais fabricantes de tênis de corrida para falar sobre a pesquisa. Mizuno, Nike e Adidas não quiseram comentar o trabalho. Única a se pronunciar, a Asics informou que em sua avaliação o calçado correto ajuda a evitar lesões e auxilia o praticante a melhorar a performance porque melhora a eficiência do movimento. A empresa acrescentou que os avanços tecnológicos levaram a adequação ao tipo de pisada e biomecânica.

Fonte: Uol Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário