quinta-feira, 17 de abril de 2014

Desmistificando a fibromialgia


O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma patologia reumática de condição dolorosa, crônica e generalizada. É considerada uma síndrome por englobar diversas manifestações clínicas como dor, cansaço, distúrbios do sono, indisposição e rigidez matinal. Apesar de muito mistificada no passado, hoje a fibromialgia é reconhecida como um reumatismo com presença de sensibilidade em alguns pontos pelo corpo.

Apesar de não acarretar deformidades físicas, a fibromialgia envolve músculos, tendões e ligamentos. Dessa forma, prejudica significativamente a qualidade de vida, bem como o desempenho profissional, de diversas pessoas.

A fibromialgia acomete principalmente mulheres (80% dos casos) entre 35 e 60 anos, atingindo cerca de 10% da população em geral.

Diagnóstico da fibromialgia

O diagnóstico é baseado na manifestação clínica da patologia, através do relato de dor do paciente. A dor deve ser de característica difusa e presente há, pelo menos, 3 meses. São usados 18 pontos anatômicos para a confirmação do diagnóstico, através da palpação destes. Segue abaixo um mapa esquemático dos pontos avaliados:


O diagnóstico é positivo na presença de dor em 11 dos 18 pontos dolorosos.

Sintomas da fibromialgia

Os sintomas da fibromialgia são dores difusas e sensibilidade ao toque dos pontos característicos do corpo. As dores devem estar presentes acima e abaixo da cintura e nos lados esquerdo e direito do corpo. Os principais pontos de dor referidos pelos pacientes são na coluna cervical (85%) e coluna lombar (79%).

Fatores agravantes

Diversos fatores podem favorecer, de maneira isolada ou combinados, as manifestações da fibromialgia, dentre eles excesso de atividade física ou sedentarismo, estresse, traumas emocionais ou físicos, doenças graves, e mudanças hormonais.

A dor nas costas

A dor nas costas no paciente com fibromialgia deve ser cautelosamente examinada. Deve-se saber diferenciar quando ela é passageira e quando indica um problema grave.

Uma dor nas costas passageira está associada, normalmente, ao esforço excessivo ou posturas inadequadas. Pode suceder um longo período sentado no trânsito, horas passadas diante do computador seja no trabalho ou nos momentos de lazer, carregar os filhos, as compras etc. Acrescentando a esses momentos, o excesso de peso, o sedentarismo e o estresse da vida diária que faz com que os músculos acumulem tensões. Essa dor aguda dura menos que 12 semanas e seu desconforto é minimizado com alongamentos, exercícios e analgésicos.

Porém, quando a dor nas costas dura mais de 12 semanas, passa a ser considerada crônica. Esta pode estar vinculada à fibromialgia quando em associação com demais pontos dolorosos. Além disso, por ter causa multifatorial, é bem mais difícil de ser tratada. Requer tratamento em centros especializados em dor, com equipe qualificada e multidisciplinar. É importe uma avaliação clínica para que o diagnóstico seja dado com segurança, a fim de direcionar o melhor tratamento para o paciente.

O tratamento para fibromialgia

O tratamento é elaborado para a manutenção das atividades funcionais, sendo seu foco a diminuição da dor e reeducação postural. Também inclui-se atividades para realização em casa e no trabalho, atividade física com acompanhamento de um profissional, alongamento, entre outras.

Tendo em vista os distúrbios psicológicos e do sono em pacientes com fibromialgia, vale ressaltar a inclusão de acompanhamento psicológico. Não somente para os indivíduos já portadores de depressão, mas devido a fibromialgia poder levar a distúrbios em consequência a frequência com que as dores aparecem e ao estresse.

Fonte: Hérnia de Disco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário