segunda-feira, 3 de março de 2014

Dores na coluna podem ser provocadas por alterações nos pés


Os pés são capazes de manter o peso corporal e ainda são responsáveis pela locomoção, além de estarem relacionados a uma postura ereta. Essas faculdades dos pés só são possíveis em razão dos arcos plantares que podem sofrer modificações de posicionamento dos ossos e da função dos músculos, ocasionando alterações na postura e na marcha, ou seja, na caminhada. Por isso, para se fazer uma avaliação real da postura é preciso incluir a observação dos pés, pois é através deles que é feita a interconexão entre o solo e o corpo do indivíduo.

A fisioterapeuta Marcela Batistuta explica que a postura está diretamente ligada aos pés, que são adaptados para proporcionar flexibilidade em terrenos irregulares e absorver o impacto. “Para o indivíduo ter uma boa postura, o centro de gravidade deve projetar-se na base de sustentação representada pela planta dos pés. Caso esse centro esteja fora do alinhamento, ocorrerá aumento dos desequilíbrios musculares e das instabilidades posturais, o que prejudica o movimento normal”, afirma.

A profissional esclarece que os pés podem sofrer principalmente duas alterações. “O pé plano, também conhecido como pé chato, ocorre quando há uma deformidade anatômica oriunda do achatamento de um ou mais arcos do pé. Essa condição clínica faz com que a pessoa pise com quase toda a sola do pé no chão. Isso pode causar dor e desconforto não só nos pés, como também em joelho, quadril, e coluna”, alerta a fisioterapeuta.

Marcela ressalta que o segundo tipo é o pé cavo, também conhecido como pé arqueado, considerado o oposto do pé plano. Segundo ela, essa alteração ocorre pela elevação excessiva do arco plantar que gera a redução do comprimento do pé. “É menos comum, mas apresenta maior probabilidade de causar aumento da tensão na região do mediopé, desencadeando fasceite plantar e até esporão de calcâneo. Com a postura deficiente, os ossos não estarão alinhados corretamente e os músculos, juntas e ligamentos ficarão mais tensos do que o normal. A postura defeituosa pode causar fadiga, tensão muscular e, em longo prazo, até episódios de dor. Muitos indivíduos com dor crônica na coluna podem estender seus problemas a anos com hábitos posturais inadequados”, informa.

A prática de atividade física regular e moderada, como o pilates, segundo a especialista, tem o objetivo de promover o entendimento dos apoios plantares. “A avaliação para identificar onde se encontra maior sobrecarga é relatada pelo próprio indivíduo, podendo ser em antepé, calcanhares, bordos mediais ou laterais. Com isso, detecta-se qualquer tipo de variação neste segmento que indique deficiência ou excesso de músculos agindo nos membros inferiores e no tronco. O pilates também pode ajudar na normalização da pisada, utilizando-se da overball entre os tornozelos para execução de exercícios específicos. Conscientizar a pessoa sobre seus apoios plantares trará informações úteis para a vida diária”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário