segunda-feira, 24 de março de 2014

A Fisioterapia na preparação para o parto


Por volta da 32º semana gestacional, a futura mamãe já deve ter preparado o quartinho do bebê, a malinha da maternidade e ter feito até cursos especiais de gestantes.

A preparação do parto é um momento sublime da vida. De acordo com a fisioterapeuta Vanessa Marques, há técnicas específicas que auxiliam a mulher deixando a mais tranquila e segura.

A preparação do Períneo é uma delas. “A gestação é uma das principais causas da fraqueza dos músculos do assoalho pélvico feminino. Os exercícios podem acompanhar a futura mamãe em várias fases, prevenindo e tratando a incontinência urinária, disfunções sexuais, prolapsos dos órgãos genitais (bexiga caída) entre outros”, explica Vanessa.

De acordo com a fisioterapeuta, a mulher de hoje está mais preocupada com sua saúde e qualidade de vida, procurando tratamentos e meios de prevenção que a vejam como um todo. Além de tudo existe uma gama de opções que hoje a mulher encontra no mercado, possibilitando uma postura muito mais ativa neste cenário. E neste caso é importante o apoio de uma equipe multidisciplinar.

A preparação

Na fase da gestação ocorre uma sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico, pois além de sustentar o peso constante dos órgãos pélvicos agora ela precisa sustentar todo o peso do bebê, da placenta, liquido amniótico durante todo o dia.

O reforço e o controle da musculatura perineal durante a gravidez, por meio da realização de exercícios perineais,  é fundamental para manter a força e a tonicidade desses músculos, funcionando como uma forte arma contra a incontinência urinária e outras disfunções. O controle da musculatura desta região e da respiração também auxilia na expulsão do bebê no momento do parto proporcionando uma maior percepção da região do períneo.

- Preparar o assoalho pélvico para o parto normal alongando e relaxando esta musculatura;

- Ensinar técnicas de respiração;

- Ensinar e orientar a massagem perineal;

- Ensinar exercícios que podem ser feitos durante o trabalho de parto;

- Ensinar ao pai como pode ajudar e apoiar a mamãe durante o trabalho de parto;

- Tratar as dores decorrentes das alterações posturais da gravidez;

- Tratar os edemas decorrentes da gestação(drenagem linfática);

- Promover o bem-estar da grávida aumentando a sua qualidade de vida durante a gravidez.

“Por todos este motivos, o ideal seria que a mulher ao planejar uma gestação ou até mesmo ao passar em uma consulta de rotina com seu ginecologista/obstetra, procurasse um fisioterapeuta para um trabalho preventivo. Vale destacar a massagem perineal, que promove um relaxamento e alongamento progressivo dos músculos da região perineal, útil para os casos onde é necessária a facilitação na abertura do canal vaginal, como nos casos de vaginismo ou na preparação para o parto”, completa.

Fonte: Diário do Litoral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário