quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Luxação: um deslocamento nada simples


“Foi só uma luxação!” Quem é que já não ouviu esta famosa expressão de comentarista esportivo, ao tentar consolar expectadores que assistem atentos os seus ídolos do esporte se contorcendo de dor em meio a uma partida emocionante? Apesar da boa intenção deste comentarista, ele nem imagina o quão comprometedora pode ser uma luxação na vida de um atleta.

A luxação de uma articulação ocorre quando as superfícies das articulações ficam completamente separadas uma das outras. Os traumas são os maiores causadores desta condição, que pode também resultar de má formação congênita das superfícies articulares.

Muitas luxações traumáticas estão associadas a fraturas, tais como: as de cotovelo, tornozelo, quadril e vértebras. Frequentemente, as luxações são acompanhadas por danos nos tecidos moles, por causa de estiramento ou ruptura das estruturas ao redor da articulação. Os ligamentos também podem ser rompidos, parcial ou totalmente, o que pode exigir reparo cirúrgico. Os músculos, tendões, bainhas sinoviais e cartilagens também podem ser danificados.

Os principais sintomas são:

- Dor intensa, pior do que a habitualmente sentida com uma fratura;

- Deformidade visível, porque o contorno normal da articulação pode ser modificado. No entanto, pode haver ocasiões em que a deformidade não é discernível ou há uma fratura associada, o que pode fazer com que a luxação seja negligenciada;

- Após algum período de tempo, outras características podem surgir, tais como: tumefação, que ocorre como resultado do rompimento dos tecidos moles e com reação inflamatória; contusão, que é devida ao extravasamento de sangue dos vasos lesado; rigidez, que é o desenvolvimento de aderências, podendo criar problemas na recuperação da função;

- Fraqueza muscular, ocorrendo nos músculos ao redor da articulação. Pode haver ainda, um quadro de luxação recidivante, que acontece quando a lesão provocada pela primeira luxação não cicatriza, acarretando em nova luxação.

Quando a reluxação é muito frequente (instabilidade) e prejudicar as atividades normais do individuo, recomenda-se a cirurgia. Caso apresente os sintomas descritos acima ou suspeite de uma luxação, é um caso de urgência médica, devendo procurar um atendimento médico o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário