quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Hérnia de Disco x Esportes


A prática de exercícios físicos sem orientação de um profissional especializado pode causar danos a diversas partes do corpo humano, principalmente, na coluna vertebral.

A coluna é dividida em três regiões, cervical, torácica e lombar, mas ocorrem na coluna cervical e na lombar o maior número de lesões pela prática de atividades esportivas erradas ou exageradas, principalmente, a dos discos cervicais. Chamados de amortecedores, os discos estão entre as vértebras e próximos as raízes nervosas, na coluna cervical e são relativamente mais fixos, do que no restante da coluna. Quando estes mecanismos promovem a lesão do disco cervical, a hérnia (abaulamento) provocada é do tamanho de uma ervilha, embora tão pequena é suficientemente capaz de fazer com que haja compressão nervosa.

O tratamento para a hérnia pode ser por meio do uso de colar cervical para imobilização, uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, calor local e fisioterapia. Em último caso, nos mais graves, sem resposta ao tratamento convencional, os pacientes devem ser submetidos à intervenção cirúrgica, quando persistem os sintomas de compressão de raiz, como dormência, formigamento, perda de força.

As hérnias de disco são mais comuns entre a quarta e quinta vértebra lombar, podem ser agudas ou crônicas e acontecem como consequência de um esforço excessivo em flexão, rotação e carga, comuns em halterofilistas, arremessadores de disco e de martelo, boliche e handball.

O diagnóstico é feito por meio do exame clínico por um ortopedista, raios X simples, tomografia computadorizada e ressonância magnética.


As hérnias de disco, na maioria dos casos, respondem com tratamento conservador como repouso total por um período maior, medicação, fisioterapia, RPG (reabilitação postural global) e alongamentos nos casos mais leves. E nos mais graves, é recomendado o procedimento cirúrgico. Em ambos os tratamentos é necessário a interrupção temporária do esporte.

Fonte: Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário