quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como prevenir as dores decorrentes da má postura na direção?


Com o desenvolvimento e crescimento sócio-econômico das grandes cidades e com os estímulos fiscais do Governo Federal para a compra de automóveis, estamos vivenciando um momento crítico na nossa sociedade, uma vez que ficamos cada vez mais dependentes dos carros, passando, inclusive, muito tempo no trânsito. Estudos atuais mostram que os brasileiros passam, pelo menos, cerca de duas horas no trânsito. O resultado de tudo isso é que além do estresse e das dores de cabeça causadas pelos congestionamentos, dirigir também pode ser a atividade vilã para as dores na coluna.

Tensão na base do pescoço, dores lombares, na articulação bem como nos membros inferiores e superiores, além de problemas circulatórios são efeitos colaterais ocasionados pela má postura no trânsito. Usar o calçado inadequado também contribui para as dores inoportunas. Além disso, saltos pontiagudos e plataforma podem confundir o motorista e gerar multa. Dirigir descalço não é proibido por lei, porém não é recomendado.

Uma posição correta para sentar ou dirigir contribui para evitar o desgaste físico do motorista e as situações de perigo. Além disso, aumenta a segurança nas estradas. Sabe-se que pessoas que passam longos períodos dirigindo são mais propensas a sofrer de dor nas costas. Sendo assim, é importante manter uma boa postura ao dirigir. A possibilidade de ajuste do encosto e do assento, um suporte lombar e uma boa angulação do assento são fatores essenciais para prevenir ou minimizar dores nas costas.

Para você manter uma boa postura, nunca dirija com braços e pernas esticados. Eles devem estar ligeiramente dobrados para evitar tensões. Procure ajustar o banco do veículo o mais confortável possível, mantendo o ângulo do encosto entre 110 a 120 graus, o ideal é que ele fique em uma altura equivalente à de seus olhos. Quando o encosto permanece muito inclinado para trás a pessoa força muito os músculos do pescoço e tronco podendo, com o tempo, lesar as articulações da coluna. O encosto na posição correta e o uso de um suporte lombar, muitas vezes são soluções simples para o problema de má postura ao dirigir. Deve lembrar sempre que calcanhares devem permanecer apoiados no assoalho e os pés não devem descansar encostados nos pedais, que só devem ser tocados ao serem utilizados.

Se você precisa viajar grandes distâncias, pare o carro a cada 2 horas e faça pequenas caminhadas. Aprenda alguns exercícios de alongamento e não se acanhe em executá-los quando sentir seus músculos tensionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário