quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Fisioterapia do Sono

Todo mundo sabe que manter a postura alinhada é importante. No entanto, engana-se quem pensa que isso se aplica somente ao ficar de pé ou sentado. Manter a postura correta ao dormir é um cuidado que pode evitar problemas mais sérios na coluna cervical. O ideal é deixá-la sempre alinhada ao tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo. A fisioterapeuta da Duoflex especialista em Medicina do Sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira, dá algumas dicas e orientações para uma noite revigorante e, claro, para a manutenção da saúde.
Para quem dorme de lado:
Esta é a posição mais indicada pelos especialistas, sendo aconselhável sempre dormir com dois travesseiros. Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Quem dorme de lado deve usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição, os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro, um rolinho ou um Alpino de Corpo, entre eles. Com o Alpino de Corpo é possível deixar o queixo apoiado e os braços envolvidos no produto, mantendo a cervical e a coluna alinhadas, as pernas flexionadas com um espaçamento entre os joelhos e os tornozelos, evitando atrito entre eles e também virar de costas ou de bruços durante o sono.
lay
Para quem dorme de barriga para cima:
Nesse caso, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para evitar a hiperflexão do pescoço, e outro travesseiro ou um rolinho embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados, e assim, descansem.
As indicações da Duoflex são o travesseiro NASA, para apoiar a cabeça, e o Rolinho, abaixo do joelho. O travesseiro NASA é feito de material viscoelástico, automoldável e termossensível, que se adapta ao contorno e à temperatura do corpo, exercendo uma menor pressão nas áreas mais quentes ou salientes e facilitando a circulação sanguínea. Oferece também maior capacidade de absorção do peso e distribuição equalizada da pressão sobre o corpo, além de possuir a propriedade de retorno lento ou memória, agindo como um verdadeiro amortecedor. Já o Rolinho oferece apoio para a lombar, possuindo superfície ondulada, que também massageia e estimula a circulação. Além de suas indicações terapêuticas é uma alternativa para quem busca conforto na sala de TV, para suas horas de leitura e até como elemento decorativo.
lay
Para quem dorme de bruços:
Apesar de não ser uma posição indicada para o sono, é recomendável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo umpara apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.
A indicação da Duoflex é o travesseiro Fresh Baixo, tanto para a cabeça, como para o abdômen, que é feito em uma espuma especial de poliuretano expandido, também conhecida como sempre fria, hipersoft ou supersoft. É uma espuma produzida com células abertas para proporcionar frescor, ventilação, toque e maciez superiores às espumas comuns usadas nos colchões, que são duras e ásperas, com pouca aeração.
lay
HORA DA TROCA – Além das dicas posturais, a fisioterapeuta ressalta a importância da conservação dos travesseiros. Para se ter uma ideia, com o uso, um travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça (saliva, coriza, seborreia, lágrimas, cerume), além de perfumes, tinturas e cosméticos. Todo esse material orgânico se encontra em ambiente ideal de proliferação biológica, escuro, úmido e quente. Um travesseiro sem proteção antimicrobiana, com seis meses de uso já contém cerca de 300 mil ácaros, e, após dois anos, até 25% do seu peso é formado por ácaros vivos, mortos e suas fezes.
Carolina ainda ressalta que, apesar de existirem travesseiros que são laváveis, observa-se infinitas dúvidas sobre como se deve lavar, secar ou, até mesmo, se a lavagem é recomendável. “Nem todos são laváveis e os consumidores devem estar atentos às especificações do produto antes de molhar ou, até mesmo, entregar o travesseiro para a lavanderia. O processo de lavagem nem sempre é indicado, principalmente, quando não podemos garantir a secagem completa. No entanto, se o produto for lavável, siga ou exija nas lavanderias que as instruções sejam seguidas”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário