segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Overtraining


 Praticar exercício físico traz benefícios, mas exagerar na dose é perigoso


É comum ouvirmos falar que começar a praticar um esporte é difícil, mas parar é mais ainda. Porém, algumas pessoas se entusiasmam tanto que não deixam seu corpo fazer uma das partes principais do treino: o descanso.

“Quem treinou e nem sequer deu um tempo para seu corpo se reestruturar, já sofre o risco de sofrer o chamado overtraining”, explica o professor Raphael Doria, da Bio Ritmo, em São Paulo. Isso acontece porque o organismo precisa de tempo para se recuperar das lesões nas fibras musculares.

O sono é essencial – durante ele acontecem vários processos metabólicos importantes. “Caso esses processos sofram alguma alteração, é possível que todo o equilíbrio do corpo seja afetado – a curto, médio e a longo prazo”, alerta o treinador. Isso quer dizer: quem dorme menos tende a ter menos energia.

Além do descanso, outro ponto importante para impedir o overtraining é ter uma dieta equlibrada. “É
necessário ingerir aquilo que nos dê energia (como os carboidratos) e ajude a ganhar massa magra (principalmente as proteínas)”, comenta Doria.

Seguindo esses passos, fica fácil manter o seu treinamento a todo pique. “O conselho que eu passo sempre é de que não se pode virar escravo do exercício. Faça-o com prazer, não como uma obrigação”, completa o treinador.

Sintomas do overtraining:

- Sonolência e cansaço durante o dia;
- Ansiedade;
- Compulsão alimentar;
- Fadiga muscular;
- Falta de energia;
- Estabilização dos ganhos e até mesmo redução de massa magra (músculo);
- Depressão (em casos mais extremos)

Fonte: Site Sua Corrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário