segunda-feira, 7 de outubro de 2013

LER/Dort - Perguntas e Respostas


1) O que é LER/Dort?
As LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) englobam uma série de doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. As LER/Dort são responsável por lesões nos tendões, músculos, articulações e nervos.

2) Quais as causas das LER/Dort?
As lesões normalmente ocorrem por atividades desenvolvidas no trabalho, através do excesso de uso do sistema musculoesquelético. A repetição de atividades, a postura incorreta e o excesso de força podem obstruir a circulação sanguínea, impossibilitando a irrigação de estruturas importantes, bem como comprometer a flexibilidade tecidual. Assim, o ambiente de trabalho inadequado é o maior causador de lesões. Mobiliário não adaptado, repetição das atividades, má divisão das tarefas, cobrança por produtividade, pressão no ambiente de trabalho e sobrecarga física são alguns dos fatores que levam o profissional a desenvolver alguma das doenças das LER/Dort.

3) Quais os sintomas mais comuns?
O primeiro sinal é a dor. Depois podem ocorrer formigamentos, dormência, podendo evoluir para fraqueza ao segurar objetos.

4) Quais as regiões mais comprometidas?
Normalmente, as regiões que são mais comprometidas com as lesões são os cotovelos, punhos, pescoço e coluna lombar.

5) Quais são os tratamentos?
O tratamento depende do estágio da lesão. Porém, esse deve sempre ser abordado interdisciplinarmente, com acompanhamento médico, tratamento fisioterapêutico, terapia ocupacional, psicológico (quando necessário) e outros profissionais conforme a necessidade de cada caso. As medicações mais comumente prescritas são os anti-inflamatórios, mas o tratamento fisioterapêutico já auxilia na diminuição do processo inflamatório, com consequente redução da dor. Fora a reabilitação, atividades aeróbicas como caminhada e bicicleta, proporcionam melhora do condicionamento físico e bem estar geral, reduzindo a sensibilidade a dor. Apesar disso tudo, o melhor tratamento ainda é a prevenção.

6) Como prevenir as LER/Dort?
A melhor maneira de prevenir as doenças das LER/Dort é cuidar da ergonomia no ambiente de trabalho, através da organização dos materiais utilizados (máquinas, objetos e móveis) e da maneira de execução das atividades. A organização e ritmo de trabalho também devem ser adequados para que o trabalhador não fique sobrecarregado. Deve-se evitar o excesso de carga horária, e quando isso ocorrer, procurar compensar o esforço de outras formas.

7) Qual é a postura correta diante do computador?
Mantenha uma boa postura ao sentar, utilizando uma cadeira com encosto. Mantenha seus pés apoiados em um suporte para pés, reduzindo, assim, a sobrecarga na coluna. Evite movimentos rotacionais com o tronco e pescoço, deixando o que for necessário próximo ao seu alcance a frente, ou girar a cadeira para pegar algum objeto em outro local. Mantenha os ombros relaxados, com os cotovelos ao lado do corpo, apoiados, de preferência em uma cadeira com braços. O teclado deve, preferencialmente, ficar inclinado, para que os cotovelos mantenham-se apoiados e o antebraço relaxado, mantendo um ângulo de, aproximadamente, 100 graus. Os pulsos devem permanecer em posição neutra ao digitar ou usar o mouse. Utilizando apoio para os pulsos ao digitar e apoio em mousepad adaptado ao utilizar o mouse. O monitor deve ser elevado até a altura dos olhos, a fim de que o pescoço permaneça em posição neutra.

8) Quais acessórios são indispensáveis no ambiente trabalho?
O monitor do computador deve ser reclinável para que cada um o adapte da melhor maneira. Apoiadores para os punhos, placa arredondada macia para o teclado e mousepad com borda tornam a digitação um exercício menos “pesado”. As cadeiras devem reguláveis tanto em altura, como para o encosto, com braços. O apoio para os pés também deve ser regulável. É imprescindível uma boa iluminação e ventilação no ambiente. Mas o excesso de refrigeração (ar-condicionado muito forte) pode contribuir para a ocorrência de lesões, já que afeta a circulação. Logicamente, os acessórios mudam de acordo com a profissão e com o ambiente de trabalho. Por exemplo, para quem fala muito ao telefone e digita ao mesmo tempo o uso de fone de ouvido é indispensável.

9) E quanto as pausas durante o expediente?
É importante trabalhar em ritmo moderado, fazendo pausas ao longo do dia, a cada 40 minutos, pelo menos, utilizando esse tempo para levantar-se, ir ao banheiro, ou beber água. Durante duas ou três pausas ao longo do dia, o profissional deverá realizar exercícios de alongamento e relaxamento para coluna vertebral, ombros, braços, pernas e pés. Quem fica muito tempo de pé deve, nesse tempo de descanso, sentar um pouco para descansar as pernas e os pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário