terça-feira, 9 de julho de 2013

Relação das dores com o frio


Muitas pessoas sentem dores no inverno, principalmente os idosos que possuem alguma doença degenerativa, como artrose. Eles dizem sentir “dor nos ossos”, mas o que dói são os músculos. Os cientistas não sabem explicar os motivos dessa dor, mas existem teorias que explicam de uma maneira fisiológica o que acontece com nosso corpo nessa estação do ano.
Quando praticamos atividade física nosso corpo esquenta, o metabolismo acelera e as glândulas excretam suor. Esse líquido tem a função de regular nossa temperatura, resfriando o corpo. O mesmo acontece quando administramos alguma medicação para febre, por exemplo.
Durante os dias frios, o metabolismo sofre alterações  e os músculos e vasos sanguíneos provocam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e facilitar o transporte de nutrientes e oxigênio que chega aos tecidos. Esse encurtamento muscular provoca diminuição da força, restrição leve da amplitude de movimento e espessamento do líquido sinovial, que é responsável por lubrificar e nutrir as articulações. Esse conjunto de fatores provocam as famosas dores do frio.
Não existe tratamento específico para esse tipo de dor, porém podemos preveni-la realizando diariamente exercícios físicos e nos agasalhando com roupas que esquentem principalmente as extremidades do corpo. Os alongamentos são muito eficazes nessa fase, pois além de ativarem o sistema circulatório, promovem o relaxamento das fibras musculares, diminuindo a tensão muscular gerada pelos deliciosos dias de inverno.

Fonte: Blog Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário