segunda-feira, 15 de julho de 2013

Obesos ativos x magros sedentários: comportamento deve ser considerado

Obesidade já é considerada epidemia mundial. Exercício físico funciona como protetor contra diabetes, mas outros problemas de saúde podem ameaçar



obesidade é uma doença crônica inflamatória e não transmissível, caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo. Sua prevalência cresceu acentuadamente nas últimas décadas, principalmente nos países em desenvolvimento. Sua causa é multifatorial e depende da interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais. A obesidade já é considerada uma epidemia mundial.
Inúmeras pesquisas indicam que a diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, renais, digestivas, problemas hepáticos e ortopédicos estão associados ao excesso de gorduracorporal. A incidência dessas doenças é duas vezes mais alta entre homens obesos e quatro vezes mais entre mulheres obesas.
Existe obesidade saudável? Esta questão já foi tema em congressos, publicações e regularmente ouvimos pessoas comentarem que estão obesas, mas não precisam se preocupar porque seus exames estão bons. Sim, existe “obesidade metabolicamentesaudável”, ou seja, os exames laboratoriais estão dentro dos padrões, não apresentam diabetes, dislipidemias, hiperuricemia, entre outros.
A prática esportiva e a distribuição da gordura corporal também estão correlacionadas com as complicações e a proteção da saúde. Alguns estudos demonstram que obesos ativos possuem menor risco de saúde do que magros sedentários, pois o exercício físico também funciona como um protetor das doenças crônicas não transmissíveis.
No entanto, além das doenças metabólicas, a obesidade também está associada à asma, a alterações musculoesqueléticas e articulares, a problemas psicológicos e sociais, à redução da autoconfiança e da autoestima, à depressão, ansiedade e insatisfação com o corpo. Ou seja, não devemos levar em conta apenas os exames laboratoriais, mas lembrar que a obesidade é uma doença inflamatória, ligada ao comportamento e aos hábitos.
Valores de Circunferência Abdominal para Homens e Mulheres com risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e resistência à insulina:
 Risco aumentadoRisco muito aumentado
Homens     94cm    102cm
Mulheres     80cm     88cm




Existem dois tipos de obesidade: androide e a ginóide. A androide é mais predominante entre homens e mulheres após a menopausa. O indivíduo possui um formato parecido com uma maçã, com maior acúmulo de células de gorduras na região torácica e abdominal. Este tipo de obesidade é considerado de alto risco, com maior propensão a doenças cardiovasculares e morte prematura, e tendência a maiores complicações metabólicas como dislipidemias, resistência à insulina, diabetes de tipo 2, síndrome metabólica, inflamações e trombose.
A obesidade ginóide é predominante entre as mulheres. O indivíduo possui formato parecido com o de uma pera e está sujeito a um maior acúmulo de gordura nas coxas e quadris.
Obesidade e bem estar não “andam juntos”. Não devemos seguir a ditadura da beleza, mas, sim, manter um peso que não sobrecarregue as articulações e não limite os movimentos do corpo. Adotar um estilo de vida saudável com prática de exercícios físicos e alimentaçãoequilibrada e prazerosa é a melhor alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário