segunda-feira, 17 de junho de 2013

Síndrome do Piriforme


Você tem dores que se irradiam para as pernas, acompanhadas de queimação e dormência? Ah! Já sei, você deve estar achando que é uma inflamação no nervo ciático, certo? Não necessariamente! Esses sinais podem ter outra explicação: Síndrome do Piriforme. O nome pode ser novo para muitos, mas afeta milhares de pessoas que trabalham muito tempo sentadas e ficam constantemente estressando a região glútea.
O piriforme é um pequeno músculo profundo localizado na região dos glúteos. Quando há um desequilíbrio entre forças musculares, ou seja, quando existe uma fraqueza dessa musculatura, ocorre uma contração constante do piriforme para manter a estabilidade, porém esse músculo acaba sendo sobrecarregado, pois aumenta a tensão gerada sobre ele. Como o nervo ciático passa entre essa musculatura, pode ocorrer sensibilização no trajeto do nervo com irradiação de dor para um ou ambos os membros inferiores.
A incidência da síndrome é maior em pessoas que apresentam variações anatômicas. Piora, por exemplo, quando o indivíduo anda ou corre com a ponta do pé virada para fora. Esse movimento estimula o músculo excessivamente. A síndrome também pode ser causada após um trauma, pois a formação de hematoma pode comprimir o nervo ciático e desencadear a dor.
O diagnóstico é feito através de exames complementares, mas principalmente pelo exame físico, para poder descartar hipóteses de outras doenças, como a lombociatalgia.
Se a dor já existe, o tratamento é por meio de medicamentos e fisioterapia e em casos mais avançados indica-se cirurgia para liberar o nervo. Mas vale lembrar que a prevenção – como em todos os casos de saúde – é sempre o melhor remédio. Nesse caso, é bom começar a fortalecer a musculatura do bumbum para evitar sobrecarga no piriforme.

Fonte: Blog Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário