quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dor fantasma


Pessoas que sofrem algum tipo de amputação sentem dores no membro que não existe mais. Esse é um processo comum que ganhou o nome “dor fantasma”. Nosso cérebro demora certo tempo para processar a informação de que aquele membro não faz mais parte do corpo.  A dor fantasma pode variar de intensidade e duração de pessoa para pessoa.
O mecanismo dessa dor ainda não está totalmente esclarecido, o que se sabe é que há uma reorganização dos impulsos elétricos no nosso organismo e uma adaptação do recebimento dessas mensagens pelo sistema nervoso. Quando ocorre a perda de inervação de uma região, as informações sensoriais periféricas se tornam ausentes, fazendo com que neurônios do sistema nervoso central, que até então recebiam informações daquela parte do corpo, se tornem anormalmente mais ativos. O crescimento pós-lesão e o novo padrão de conexões estabelecidas por neurônios no cérebro de amputados podem causar a dor fantasma.
Essa dor pode ter início imediato após a amputação ou aparecer em semanas ou meses. Para retardar esse processo e diminuir o tempo de permanência da dor é possível usar medicamentos e fisioterapia que ajudam a diminuir a sensibilização desse mecanismo.

Fonte: Blog Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário