segunda-feira, 20 de maio de 2013

Redução do teor de iodo do sal – entenda o que mudou


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou que o sal no Brasil deverá ser comercializado com teor reduzido do mineral iodo. O consumo exagerado de sal e iodo é prejudicial à saúde.

Conheça as funções do iodo
É um micronutriente fundamental dos hormônios da glândula tireoide. Atua no crescimento físico e intelectual de crianças, no crescimento e desenvolvimento da maior parte dos órgãos, no controle de vários processos metabólicos do organismo, aumento da produção de energia, aumento da lipólise.
Deficiência do iodoO consumo insuficiente está relacionado a doenças como hipotireoidismo, bócio endêmico, cretinismo, atraso mental, ao aumento da mortalidade infantil, risco de aborto e infertilidade.
Excesso de iodoA ingestão excessiva do mineral ao longo do tempo pode resultar em disfunção da glândula tireoide, que pode causar tanto o hipertireoidismo como o hipotireoidismo. Existe uma forte relação também como o aumento da incidência de doenças autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto.
Estou bem de iodo?Um dos parâmetros mais sensíveis para avaliar o estado nutricional do mineral pode ser obtido pela medida da excreção urinária do iodo.  Outra forma é medir as concentrações dos hormônios tireoidianos circulantes.
Fontes de iodoAlimentos de origem marinha são excelentes fontes de iodo (cavala, mexilhão, salmão, pescada, bacalhau), o sal iodado, leite, ovos são as fontes mais consumidas. Outras fontes são carnes, cereais e vegetais, que geralmente são fontes pobres do elemento.
Recomendações nutricionaisDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, a necessidade diária de iodo varia, em média:
Crianças de 0 até  1 ano: 90 microgramas (mcg) por dia ou 15 mcg/kg/dia
Crianças de 1 ano  à 6 anos: 90 mcg por dia  ou 6 mcg/kg/dia
Crianças de 7 a 12 anos: 120 mcg por dia ou 4,0 mcg/kg/dia
Adolescentes e adultos: 150 mcg por dia ou 2,0 mcg/kg/dia
Gestantes e lactantes: necessidades chegam a 200 mcg por dia ou 3,5 mcg/kg/dia
Entenda o que mudou com a nova regra da AnvisaO iodo foi acrescentado ao sal para evitar problemas de saúde relacionados à deficiência do mineral. No entanto, muitas pessoas exageram no consumo do sal, e por consequência no consumo do iodo. A ANVISA decretou que o teor de iodo no sal deve estar entre 15 a 45 mg por quilo de sal (antes era de 20 a 60 mg de iodo por quilo). A recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde é de menos de cinco gramas por pessoa por dia. Dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o brasileiro pode chegar a consumir 12g por dia, ultrapassando o dobro do recomendado.
A nova regra entrará em vigor em menos de 90 dias. O prazo é produtores se adequarem à nova orientação.

Fonte: Blog Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário