terça-feira, 7 de maio de 2013

Dieta do Mediterrâneo reduz colesterol 'ruim', mesmo sem perda de peso


Estudo mostrou redução de 9% nos níveis de LDL em homens que seguiram a dieta, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes e óleo de oliva



A dieta do Mediterrâneo colaborou para a redução do colesterol "ruim", o LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade) em homens com risco elevado de doenças cardíacas, independentemente do fato de ter havido ou não perda de peso. Essa foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, e apresentado nesta quarta-feira em um encontro da Associação Americana do Coração.

Saiba mais

COLESTEROL
O colesterol é importante para o organismo sintetizar vitaminas e hormônios, mas eles não circulam livremente pelo sangue. Para fazer isso, é preciso que se juntem às lipoproteínas, como a  HDL (sigla para high density lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade) e a LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade). A HDL impede que a LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à arterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo, provocando infartos ou derrames.
A dieta do Mediterrâneo, rica em frutas, vegetais, grãos integrais, peixes e óleo de oliva, tem sido relacionada por diversos estudos a benefícios para o coraçãoossose até a memória.
O estudo canadense foi realizado com 19 homens entre 24 e 62 anos, todos com síndrome metabólica, ou seja, que apresentam três ou mais fatores de risco para doenças cardíacas e derrames. Os fatores de risco presentes no estudo incluem obesidade visceral, hipertensão, níveis elevados de triglicérides e níveis baixos de colesterol "bom", o HDL (high density lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade).
Benoît Lamarche, um dos autores do estudo, disse ao site de VEJA que a quantidade pequena de participantes nesta pesquisa se deve ao fato de que estudos de metabolismo do colesterol são muito caros e trabalhosos. "Apesar da amostra pequena, nós conseguimos detectar mudanças significativas no metabolismo do colesterol usando esta abordagem", disse Lamarche.
Dietas – Durante cinco semanas, os participantes seguiram uma dieta padrão norte-americana, rica em gorduras, carboidratos, açúcar refinado e carne vermelha. Em seguida, por mais cinco semanas, eles seguiram a dieta do Mediterrâneo.
Depois disso, os participantes passaram 20 semanas em uma dieta de perda de peso e mais cinco semanas seguindo a alimentação mediterrânea.
Os pesquisadores analisaram os níveis de colesterol dos participantes ao final de cada etapa do estudo e concluíram que a dieta do Mediterrâneo provocou uma redução de 9% nos níveis de colesterol "ruim" (LDL). Essa diminuição não apresentou nenhuma relação com a perda de peso dos pacientes, ocorrendo de forma independente.
Além disso, os níveis de Apolipoproteína B — parte proteica do LDL, responsável por sua formação — na corrente sanguínea também foram reduzidos em 9% com a dieta mediterrânea.
"Apesar de a dieta do Mediterrâneo já ter sido relacionada à melhora do colesterol, esta é a primeira vez que esse processo foi investigado e documentado", disse Benoît Lamarche, um dos autores do estudo, ao site de VEJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário