quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mochila é uma a vilã dos problemas posturais da criança



A mochila é um acessório utilizado no mundo todo, por todas as faixas etárias, para auxiliar no transporte de alguma coisa. As crianças, na fase escolar, as utilizam para guardar o material que será levado para a sala de aula: livros, cadernos, fichários, estojos e o que mais couber. Cada vez mais coloridas e cheias de estilo, elas são desfiladas pelas crianças geralmente penduradas em um só ombro.
E aí começa o problema. A criança está em fase de desenvolvimento, por isso é muito importante prestar atenção na forma como ela utiliza a mochila. O excesso de peso pode levar a uma postura errada e causar problemas ortopédicos graves que irão acompanhar essa criança até a fase adulta.
Para os pais fica o alerta. Ao comprar uma nova mochila, devem observar o peso, que na maioria das vezes, já vem descriminado na etiqueta. No mercado podem ser encontradas mochilas de 0,4 Kg a 1,5 Kg. Além disso deve-se ficar atento ao que será colocado dentro, de preferência, apenas o material que será usado naquele dia. A recomendação médica é para que ninguém, criança, adolescente ou adulto carregue peso superior a 10% de seu peso corporal. Um estudo bastante recente demonstrou que a maioria das crianças em idade escolar não seguem essa recomendação e transportam peso superior ao desejado.
O constante excesso de peso carregado, principalmente pelos escolares, pode causar vícios posturais, dores musculares, fadiga, sobrecarga estrutural (como hipercifose – aparência de corcunda ou escoliose – desvio lateral da coluna), deformidades ósseas e até problemas no crescimento. Para evitar essas alterações é importante seguir algumas recomendações:
- A borda superior da mochila deve estar no nível do ombro e a borda inferior deve estar na direção da região lombar;
- Livros e cadernos maiores devem ser colocados na parte central para ficar mais em contato com as costas do aluno;
- NUNCA utilizar a mochila apoiada em apenas um ombro. Distribuir o peso nas duas alças evita sobrecarregar apenas uma região da coluna e previne a instalação de um desequilíbrio muscular. De preferência, as duas alças devem ser largas e acolchoadas para reduzir o impacto da pressão nos ombros.
- Caso o aluno esteja inclinando o corpo para frente, pode ser um indicativo de que a mochila está muito pesada;
- O cinto abdominal, se utilizado, deve manter a mochila bem próxima ao corpo, evitando que o peso puxe o aluno para trás;
- Quanto menos detalhes a mochila tiver, melhor, pois será mais leve para transportar.

Fonte: Blog Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário