quinta-feira, 5 de julho de 2012

Não engorde no inverno


Nutricionista orienta contra hábitos e sensações em baixas temperaturas para corrigir sua alimentação e hidratação, incluindo bons truques, como a pimenta

Escolhas conscientes

Na hora de comer, lembrando facilmente de pratos e bebidas quentes, inclua alimentos que modulem a atividade de serotonina, que também podem ajudar no controle da fome e contra o aumento da compulsão por doces. Até carboidratos fazem isso. Portanto, você não tem mais desculpas para trocar de vez o consumo de carboidratos refinados pelos integrais, como arroz integral, aveia, quinua, etc. Estes alimentos modulam muito mais o apetite, dando mais sensação de saciedade.

Alimentos ricos em fibras também podem ser incluídos na preparação de sopas, como a farinha de feijão branco, por exemplo. Ela é vendida em algumas lojas de produtos naturais. Esse tipo de fibra tem a propriedade de diminuir a absorção de carboidratos no intestino.

A farinha de banana verde também pode ajudar a segurar a onda, já que contém muitas fibras e também modula a absorção de gordura e de carboidratos que, em pequenas quantidades, para não alterar a textura das receitas, pode ser acrescida ao mingau, às massas, e até aos bolos funcionais.

Bebidas

Os chás, como o chá mate, podem ser incluídos ao longo do dia, feitos com pau de canela e gengibre (além de aromatizarem, ajudam a deixar o metabolismo mais acelerado, trabalhando contra o ganho de peso corporal). Vale lembrar que esses chás não são indicados para todas as pessoas, pois prejudicam quem sofre de insônia, anemia, gestantes, mulheres que amamentam ou todos que fazem uma dieta desbalanceada.

E pode até parecer bobagem, mas manter-se bem hidratado no inverno é fundamental para a saúde, já que muitas vezes o corpo entende a desidratação como fome, e por isso mesmo, é importante bebericar água ao longo do dia, pois você não vai sentir sede (muito mais comum no frio do que no calor), ok?

Alguns truques

Uma das táticas que se usa para resistir ao apelo do frio, e não comer demais nas refeições principais, é sempre incentivar uma boa mastigação, chegando à mesa um pouco saciado. O truque é fazer isso com gelatina. Costumo orientar meus clientes a usarem gelatina de algas, como o ágar ágar, um pó encontrado em lojas de produtos naturais e produtos orientais. Boa idéia também para matar a vontade de comer doce, sem agregar muitas calorias e gorduras.

Um punhadinho de amêndoas torradas sem sal (tem antioxidantes, vitamina E e magnésio), antes das refeições principais, também aumenta a sensação de saciedade e ajuda a manter o peso segundo estudo de 2006 do Encontro Anual da Sociedade de Obesidade.

O uso da pimenta vermelha também pode ajudar a acelerar o metabolismo, e deixar o corpo mais aquecido. Quase todas as variedades contém uma substância chamada capsaicina, que parece suprimir a vontade de comer. Experimente colocar nas sopas e no feijão!

De resto, não deixe a preguiça te pegar, continue se exercitando, e consulte sempre seu nutricionista para aprender cada vez mais sobre alimentação saudável!

Fonte: Revista O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário