quinta-feira, 19 de abril de 2012

Qualquer atividade física reduz chances de doença de Alzheimer, mesmo em pessoas com mais de 80 anos


Pesquisa apontou que tanto tarefas simples do cotidiano quanto exercícios mais intensos podem diminur em até quase três vezes o risco do problema

Atividades físicas, mesmo as relacionadas às tarefas do dia-a-dia, podem ajudar uma pessoa a reduzir em quase três vezes o risco de doença de Alzheimer ou de declínio cognitivo em qualquer idade. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no site do periódico Neurology, que associou os benefícios dos exercícios a indivíduos de todas as idades, mesmo aos idosos com mais de 80 anos. O estudo foi conduzido na no Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos.

CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Total daily physical activity and the risk of AD and cognitive decline in older adults
Onde foi divulgada: periódico Neurology
Quem fez: Aron Buchman, Patricia Boyle, Li Yu, Raj Shah, Robert Wilson e David A. Bennett
Instituição: Universidade de Rush, Estados Unidos
Dados de amostragem: 716 idosos com idade média de 82 anos

Resultado: As pessoas que menos realizam atividades do cotidiano, como lavar louça, têm 2,3 mais chances de sofrerem de doença de Alzheimer do que as que mais praticam tais tarefas. Já aquelas que menos realizam exercícios intensos, como caminhada e corrida, têm 2,8 mais riscos do que as que mais se exercitam
Segundo os pesquisadores, o estilo de vida ativo vai além de ir à academia ou praticar corrida. Eles observaram que atividades cotidianas frequentes, como lavar pratos, cozinhar, jogar cartas e até mesmo fazer força com os braços em uma cadeira de rodas já colaboram com a redução de risco de problemas cognitivos e de memória, inclusive a doença de Alzheimer.

A pesquisa — Os autores do estudo pediram que 716 pessoas com idade média de 82 anos, e sem demência usassem, durante dez dias, um dispositivo que calcula os níveis de atividades diárias de uma pessoa. Para os pesquisadores, esse é um ponto forte do trabalho, já que o aparelho é mais preciso em dar essa informação do que os relatos dos próprios indivíduos. Após esse período, os participantes realizaram diversos testes mentais que testavam memória capacidade de raciocínio. Esse procedimento foi feito uma vez ao ano e durante 3,5 anos. Ao final da pesquisa, 71 pessoas desenvolveram doença de Alzheimer.

Os participantes que estavam entre os 10% que menos realizavam atividades do cotidiano tiveram 2,3 mais chances de desenvolver Alzheimer em relação aos que estavam entre os 10% que mais realizavam essas tarefas. Já em relação a atividades físicas intensas, como caminhadas e ginástica, por exemplo, esse risco foi 2,8 maior.

"Desde que as atividades dos participantes começaram a ser monitoradas, tarefas como cozinhar, lavar os pratos, jogar cartas e até mesmo mover uma cadeira de rodas com os braços foram benéficas", diz Aron Buchman, coordenador do estudo. Para o pesquisador, o trabalho indica que a atividade física é um fator de risco modificável e, portanto, merece atenção das abordagens de prevenção para várias doenças. "Esses exercícios são de baixo custo, acessíveis, sem efeitos colaterais e podem ser feitos por pessoas de qualquer idade para reduzir as chances de Alzheimer”, afirma.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário