quinta-feira, 22 de março de 2012

Pilates: como a postura influencia o seu desempenho


Uma boa postura é indispensável para a prática de esportes. A corrida não é exceção. Um ótimo aliado para reduzir os erros de postura é o método conhecido como Pilates. Utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, o método Pilates é um sistema completo de condicionamento físico e reeducação postural.


O método foi desenvolvido pelo alemão Joseph Humbertos Pilates, como conta a corredora e instrutora de Pilates Juliana Salgado. “Além da originalidade nos conceitos e nos princípios, o Pilates é hoje considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente método de condicionamento físico da atualidade”. Segundo ela, o Pilates não tem contra-indicação e pode ser praticado por pessoas de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento físico, desde que sejam respeitadas as individualidades e limitações de cada um.

O pilates tem mais de 500 exercícios que trabalham vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos. A ênfase é dada na concentração, respiração, coordenação, fortalecimento e estabilização do CORE  ou POWER HOUSE. As expressões eram usadas por Joseph Pilates para indicar os músculos profundos e superficiais do abdome, principalmente o transverso, assoalho pélvico, multífidos, diafragma e região lombar.

“Durante a corrida, essa “casa de força”, muitas vezes é deixada de lado, sendo este o ponto-chave para ajudar a melhorar a performance, pois proporciona agilidade, resistência, força e proteção ao praticante, principalmente nas corridas de longa distância”, explica Juliana Salgado, que correu o último desafio SP-Rio.

O CORE considerado o centro de gravidade do corpo, responsável por manter a estabilidade da coluna e do quadril quando andamos, corremos, respiramos. “Ter um CORE mais forte significa ter mais equilíbrio e mais controle sobre o próprio corpo, o que é de enorme importância  quando corremos em terrenos irregulares”, observa Juliana. Ela acrescenta que é o CORE que protege a coluna vertebral, absorvendo os impactos gerados da corrida e mantendo a postura correta, mesmo quando o cansaço chega. “Desta maneira, o corredor  terá seus movimentos mais econômicos, eficientes e coordenados, além de  força muscular e flexibilidade essenciais à pratica da corrida.”

O método traz resultados a  curto  prazo, como explica o Bernardo Vieira, corredor há 2 anos: “Passei a correr na postura correta, adquiri mais consciência corporal, fiquei com mais força e flexibilidade. Com isso, a corrida ficou mais leve e a perna não pesa. A força no abdome me dá mais conforto na corrida. Também tenho mais fôlego e vontade de correr".

“Quem possui uma postura correta e um CORE estável alcança seu pico de capacidade individual mais facilmente, previne lesões e atinge maior longevidade esportiva”, conclui Juliana.

Escrito por Bruno Reis, Blog Nike Corre

Nenhum comentário:

Postar um comentário