quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dormir pouco pode levar adolescente a ganhar peso

Estudo mostrou que os jovens que dormiam menos de sete horas tinham índice de massa corporal maior

Dormir menos de sete horas por dia pode estar relacionado ao ganho de peso em adolescentes, segundo sugere um estudo apresentado durante o Encontro Anual do American College of Chest Physicians, que reúne médicos especializados no sistema cardiorrespiratório.

CONHEÇA A PESQUISA

Onde foi divulgada: Encontro Anual do American College of Chest Physicians
Quem fez: Lata Casturi e Radha Rao
Instituição: Centro de Medicina do Sono Baylor College, no Texas
Dados de amostragem: 255 adolescentes – 108 meninos e 147 meninas

Resultado: O estudo mostra que jovens que dormem menos de sete horas por dia têm índice de massa corporal (IMC) maior
O estudo, realizado por pesquisadores do Centro de Medicina do Sono Baylor College, no Texas, acompanhou 255 adolescentes – 108 meninos e 147 meninas. Os participantes forneceram dados sobre os hábitos de sono, como a quantidade de horas que dormiam durante a semana e no fim de semana, além do peso e da altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC).

Entre os meninos, os resultados indicaram que eles dormiam, em média, 6 horas e 32 minutos durante a semana e 9 horas e 10 minutos nos finais de semana. Já as meninas dormiam cerca de 6 horas e 30 minutos nos dias de semana e 9 horas e 22 minutos nos finais de semana. Os pesquisadores, então, compararam os garotos que dormiam mais de sete horas com os que dormiam menos. Eles perceberam que o IMC daqueles que dormiam pouco foi 3,8% maior do que os que dormiam mais. Ao realizar a mesma comparação entre as meninas, o IMC foi 4,7% maior.

Segundo os pesquisadores, o problema pode estar relacionado diretamente com os hormônios grelina e leptina, que regulam as sensações de fome e saciedade. "Quando você não dorme o suficiente, o nível de leptina cai, o que quer dizer que você não fica satisfeito quando come. A falta de sono também aumenta os níveis de grelina, o que estimula o apetite, e faz com que as pessoas queiram comer mais", afirma Radha Rao, coautora da pesquisa.

"Os adolescentes que dormem menos de oito horas também podem consumir mais calorias do que aqueles que dormem mais que oito horas (pelo menos oito horas de sono são recomendadas pelos médicos). Portanto, eles têm um maior risco para a obesidade e problemas de saúde associados, incluindo pressão arterial alta, doença cardíaca e derrame", disse Lata Casturi, autor do estudo. Além do ganho de peso, falta de sono durante a adolescência pode resultar em maus hábitos de sono na idade adulta e trazer consequências a longo prazo para a saúde. "O sono promove o crescimento de crianças e adolescentes e fortalece o sistema nervoso e imunológico", disse Rao.

"Quando os adolescentes não dormem o suficiente, eles dormem na sala de aula, têm problemas para se concentrar, mais chances de ficarem estressados e também mais propensos a adoecerem e a não cumprir com as obrigações devido ao cansaço", afirmou Casturi. De acordo com os pesquisadores, os pais devem ensinar bons hábitos de sono aos filhos desde o início da vida. Entre as recomendações estão a definição de um horário de sono regular, desligar dispositivos tecnológicos à noite e evitar cafeína e a prática de exercícios na hora de dormir.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário