sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Atendimento ao cliente (2) - Qualidade x Eficiência

Falar em atendimento ao cliente parece muito simples na teoria, todo mundo parece "rezar" a mesma cartilha. Mas o que a gente encontra na prática está muito longe de tudo isso. A saúde em geral está passando por um momento de precariedade,onde os serviços estão sendo oferecidos com péssima qualidade e sem nenhuma eficiência, principalmente na saúde pública. O setor privado muitas vezes não fica distante dessa realidade também.

Ao voltarmos a nossa atenção aos serviços de fisioterapia o que encontramos? Muitos estabelecimentos oferecendo o serviço de fisioterapia, poucos fazendo com qualidade, poucos sendo eficientes.

Eficiência é definido como o meio utilizado para atingir um objetivo, é fazer certo as coisas que são inerentes a sua função.

O que seria um serviço eficiente? É oferecer ao seu cliente um atendimento de excelência, com nenhum ou o mínimo possível de erros durante o processo. Para isso é necessário não apenas uma qualidade técnica do profissional em questão, mas um gerenciamento de todas as etapas do atendimento desde a marcação da consulta, o momento em que o cliente chega no seu consultório/clínica, atendimento e pós atendimento.

Porém o grande diferencial na prestação do serviço é oferecer qualidade durante todas essas etapas do atendimento.Quantas vezes você já foi atendido em algum lugar onde tudo ocorreu dentro do esperado, sem surpresas desagradáveis, mas você não gostou do atendimento? O ambiente não era apropriado, o material usado era de uma qualidade ruim, o profissional não deu atenção suficiente...

Então temos que pensar que não adianta apenas oferecer um serviço eficiente, ter inúmeros recursos técnicos para oferecer resultado ao seu cliente/paciente, se isso não vier associado a qualidade. Assim como não adianta ter um serviço de excelente qualidade e apresentar inúmeros defeitos na eficiência dos processos.

Somente oferecendo um serviço eficiente e de qualidade seremos capazes de ganhar respeito dos nossos clientes e alcançar sucesso profissional.

Fonte: Fabrícia Costa - Blog Gestão em Fisioterapia

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